O aniversário de 119 anos de Anápolis reserva anúncios e entregas, sobretudo na saúde. O Anápolis Diário apurou, com exclusividade, que o prefeito Márcio Corrêa (PL) vai lançar um Centro de Diagnóstico para reunir, num único lugar, todos os tipos de exames, inclusive ultrassonografia, ressonância e endoscopia. O evento, previsto para julho, terá também a presença do governador Daniel Vilela (MDB).
O Centro de Diagnóstico funcionará no imóvel onde antes estava instalado o Ipasgo, na Avenida São Francisco, no Bairro Jundiaí. O plano de saúde já foi realocado para outro prédio, na Rua Rodrigues Tomás, ainda em março deste ano.
A nova estrutura vai atender uma das principais demandas da saúde pública no município. Hoje, os exames são um grande gargalo e há filas para vários deles. Com o Centro de Diagnóstico, a prefeitura projeta dar celeridade aos procedimentos e encurtar – e até zerar – a espera pelos diagnósticos.
Ainda na saúde, a UPA Alair Mafra de Andrade, que tem funcionado no prédio do antigo Hospital Jamel Cecílio até a reforma do espaço da Vila Esperança, voltará a fazer tomografia. O tomógrafo que funcionava na unidade está fora de serviço há mais de dois anos, o que forçava a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a firmar convênios para encaminhar pacientes a clínicas parceiras.
A aquisição de um novo tomógrafo tem como finalidade acelerar a realização de exames de tomografia e sem necessidade de deslocamento de pacientes que muitas vezes estão em situação delicada.
A UPA Alair Mafra também vai ganhar uma clínica radiológica. Num primeiro momento, a Semusa projeta alugar equipamentos enquanto a prefeitura dá sequência ao processo para aquisição deles.
OBRAS
Quase dois anos e meio depois, a trincheira do Recanto do Sol finalmente será entregue. A obra está na fase final. As duas pistas da BR-153, nos sentidos Norte e Sul, já foram liberadas, e a empreiteira contratada está por concluir a alça que conecta o elevado ao Residencial Flor do Cerrado.
A obra começou ainda na gestão Roberto Naves (Republicanos) e teve vários prazos de entrega. O primeiro deles, dado pela gestão anterior, era dezembro de 2024. Depois, esperava-se que ela estivesse pronta no segundo semestre do ano passado. No entanto, a queda de um dos muros de contenção na trincheira causou atraso.

O prefeito Márcio Corrêa também vai entregar a via de acesso que vai encurtar a distância entre a Vila Jaiara e o Residencial Verona. A intervenção começou em maio e promete reduzir em oito vezes o deslocamento dos motoristas. Atualmente, é necessário passar pela Rua 13, no Parque da Jaiara, acessar a BR-153 até o trevo do Recanto do Sol para, somente lá, fazer o retorno para entrar em uma das vias dos bairros Veneza ou Verona.
A partir da inauguração, os condutores passarão sob o viaduto da BR- 153, próximo ao Parque da Jaiara – acessarão a alça lateral (que passa a ser de duplo sentido) e entrarão em uma via de acesso próximo ao Posto São João. Todo esse percurso tem cerca de 800 metros ante os 4,6 km percorridos atualmente.
A prefeitura também vai lançar as obras de reforma do estádio Zeca Puglise, que há anos espera por melhorias, e do ginásio Carlos de Pina.







