A prefeitura de Anápolis terá novo endereço ainda neste ano. O município finalizou um acordo com o governo de Goiás para utilizar a estrutura do Centro de Convenções (CCA), na BR-060, e reunir num só espaço toda a estrutura administrativa – incluindo autarquias e secretarias municipais que hoje estão dispersas em diversos prédios, muitos deles alugados.
Embora o prédio passe a servir à prefeitura, não deixará de receber eventos. O acordo com o Estado prevê que o CCA manterá todo o espaço para a realização de convenções, com auditórios, espaços destinados a solenidades, feiras e shows. A administração municipal se instalará em um dos pavilhões.
Segundo o Estado, desde o final de 2022, quando o cantor Gusttavo Lima fez um show que marcou a entrega efetiva do CCA para a população, o CCA recebeu quase 300 eventos, que movimentaram cerca de R$ 15 milhões na economia da cidade. Ademais, o governo economizou mais de R$ 8 milhões em locações de espaços para formaturas, congressos e outras atividades a partir do uso da estrutura.
REARRANJO
A ida da administração municipal para o CCA implica num rearranjo da utilização dos prédios que hoje são utilizados pela prefeitura como sede. Além do Centro Administrativo Adhemar Santillo, inaugurado em 2024 e que passou a sediar o gabinete do prefeito, além da maioria das secretarias, o antigo Centro Administrativo, na Praça Deputado Abílio Wolney, abrirá espaço para outro tipo de uso.
O prédio, que é hoje casa das secretarias de Saúde e de Educação, será o novo Centro Cultural de Anápolis – o que remete ao objetivo original da edificação, outrora nomeada Palácio da Cultura, mas que depois cedeu espaço à administração pública. Esta é uma das maiores reivindicações do setor, que viu a promessa do Centro Cultural Dulce de Faria, na Avenida Fayad Hanna, se esvair com a ocupação do local por uma escola municipal.

FIM DO ALUGUEL
O Centro Administrativo Adhemar Santillo, por sua vez, será devolvido à Câmara Municipal. A atual estrutura foi construída sobre as ruínas do histórico Palácio de Santana, que abrigou por décadas o poder legislativo anapolino. A inadequação fez com que, em 2014, o então prefeito Antônio Gomide (PT) desse início à construção de uma nova sede para a Câmara. Após longos anos de paralisia na obra, a gestão de Roberto Naves (Republicanos) decidiu transformá-la em sede do poder executivo.
Desde a demolição do Palácio de Santana, a Câmara passou a pagar aluguel. Primeiro, colocou o plenário em uma sala que antes funcionava como anexo, ao lado da Praça 31 de Julho. Depois, em 2022, efetivou a mudança para o prédio atual, na Avenida Jamel Cecílio, no Bairro Jundiaí, onde paga R$ 110,7 mil mensais, ou seja, mais de R$ 1,3 milhão por ano.







