O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, acompanhado de uma comitiva da Pasta, visitou Anápolis nesta terça-feira (29/04) para discutir uma série de melhorias para a saúde do município e região.
A reunião resultou em uma série de novidades anunciadas, incluindo a integração das regulações do Estado e da Prefeitura, a ampliação do Heana e o incremento dos valores previstos para o Plano de Fortalecimento à Santa Casa de Anápolis, que passa de R$ 1,1 milhão ao mês para quase R$ 1,5 milhão.
Em entrevista ao Anápolis Diário, Rasível Santos comemora o saldo do encontro e da visita técnica na cidade. “Discutimos uma série de melhorias para a Saúde do município e região. Entre novidades anunciadas, a integração das regulações do Estado e da Prefeitura, o incremento dos valores previstos para o Plano de Fortalecimento à Santa Casa de Misericórdia, além de obras de ampliação e reestruturação do HEANA que prevê inicialmente mais 20 leitos de enfermaria”, explica.
CONSÓRCIO
O titular da SES também apresentou ao prefeito Márcio Corrêa (PL) a proposta do Consórcio Intermunicipal para Gerenciamento do Samu na Macrorregião Centro-Norte (Cisceno), que terá sede em Anápolis.
“Estamos trabalhando para implantação da melhor Rede de Urgência e Emergência. Há vontade política para que essa rede comece a funcionar em benefício da população. O Consórcio Intermunicipal representa uma cooperação significativa entre os municípios. Isso vai agregar valor e levar cuidado para todos os cidadãos goianos”, disse.
Atualmente, cinco municípios — Campo Limpo de Goiás, Jaraguá, Mara Rosa, Nova América e Porangatu — já aprovaram as leis municipais e formalizaram a criação do consórcio na Primeira Assembleia Geral, realizada em 29/01/2025.
Na ocasião, o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, foi eleito como presidente do Cisceno. Agora, a SES-GO busca a adesão dos 55 municípios restantes da macrorregião para a formalização do convênio.
O consórcio solucionará os principais desafios do atendimento de urgência e emergência, como demora no envio de ambulâncias, insuficiência de veículos, dificuldades na manutenção da frota e falta de capacitação das equipes. Com uma Central de Regulação única, equipe qualificada e serviço padronizado, o Cisceno garantirá atendimento mais rápido e eficiente.
Quem ligar para o 192, em qualquer um dos 60 municípios da macrorregião, receberá assistência em até 30 minutos, seja por ambulância, motolância ou helicóptero aeromédico. A criação do consórcio está alinhada à Política Estadual de Urgência e Emergência, instituída pela SES-GO em março de 2024.
REFORMA
A comitiva da SES-GO também visitou o Hospital Estadual de Anápolis para tratar dos fluxos de atendimento e serviços da unidade, bem como a obra de ampliação e reestruturação do hospital, que contará com o aumento inicial de 21 novos leitos de enfermaria.
Segundo o diretor executivo da Fundação Universitária Evangélica (Funev), organização social responsável pela gestão do Heana, João Pedro dos Santos, a presença da SES-GO na unidade é fundamental para avançar em todas as frentes que já estão sendo delineadas, com vistas no desafio que é o pronto-socorro do hospital, que recebe uma demanda muito grande de pacientes.