Anápolis fechou o primeiro quadrimestre de 2025 com acúmulo e aumento na fila de exames regulados pela Saúde Municipal. Além disto, a fila de espera por consultas com especialistas também é alta, elevando o tempo médio de espera dos pacientes.
A fila por exames de Ultrassonografia, por exemplo, subiu significativamente desde o último registro ao qual o Anápolis Diário (AD) teve acesso. Em 24 de abril, havia 58.959 pedidos de exame. Seis dias depois, no dia 30, a fila passou a ser de 59.117.
O crescimento de pacientes à espera dos exames confronta a fala do prefeito Márcio Corrêa. Em entrevista recente, Corrêa alegou ter recebido a fila por exames de ultrassonografia com 48 mil pedidos e ter realizado 36 mil exames.
Se os números do prefeito estivessem corretos, a fila de espera hoje giraria em torno de 12 mil. Os números, porém, mostram realidade bem diferente do discurso.
Além dos exames de ultrassom, a fila de consultas em Oftalmologia dos pacientes que deseja realizar o tratamento de Catarata terminou o primeiro quadrimestre com 2767 pessoas à espera do atendimento.
Já na área de Cardiologia, a espera por consultas está com 1712 pessoas aguardando o agendamento. Tanto a oftalmologia quanto a cardiologia são duas áreas que receberam destaque em falas do prefeito e do vice, Walter Vosgrau, que é Cardiologista de formação.
Por fim, o pedido por atendimento na área de Dermatologia chega ao final do primeiro quadrimestre com mais de seis mil pessoas, como mostram os números oficiais do sistema ao qual o AD teve acesso.