O jornal americano New York Times divulgou nesta quinta-feira (27) suas previsões para o Oscar deste ano, e o Brasil ganhou destaque. O jornalista Kyle Buchanan incluiu a atriz Fernanda Torres e o filme Ainda Estou Aqui como fortes concorrentes nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, respectivamente.
Na análise sobre Melhor Atriz, Buchanan destacou a disputa acirrada entre Demi Moore, Mikey Madison e Fernanda Torres. Segundo ele, a brasileira pode surpreender. “Torres, que estrela o filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, está ganhando força entre os membros da Academia que só agora estão conhecendo seu trabalho. Com a disputa apertada entre Moore e Madison, ela pode acabar se tornando uma terceira alternativa viável”, escreveu o colunista.
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, Buchanan comparou a obra brasileira com o longa francês Emilia Pérez. Ele apontou que, embora a produção francesa fosse considerada favorita, Ainda Estou Aqui pode crescer na reta final. “Era uma vez, Emilia Pérez tinha essa categoria totalmente garantida. Mas, com esse filme nas cordas, é I’m Still Here que está se preparando para um aumento tardio entre os eleitores”, avaliou.
O Oscar será realizado em março, e a presença do Brasil entre os favoritos aumenta a expectativa dos fãs do cinema nacional.