Como costuma-se dizer no vocabulário da internet quando algum evento midiático tem desempenho abaixo do esperado, a nova aposta da montadora chinesa BYD flopou. Após o lançamento da caminhonete híbrida Shark, as vendas não empolgaram. Foram 313 unidades vendidas de outubro a dezembro de 2024, enquanto em janeiro de 2025 apenas 100 emplacamentos foram registrados.
A saída da montadora, que tem o goiano Alexandre Baldy como presidente do Conselho e um dos divulgadores da marca, foi assumir uma estratégica mais ousada. A montadora escalou o cantor e presidenciável Gusttavo Lima para ser o garoto-propaganda da Shark e ainda promover um descontaço: R$ 40 mil.
Desta forma, a caminhonete tem preço de R$ 339 mil, ficando bem mais em conta de suas concorrentes já estabelecidas no mercado, como a Hillux SRX Plus (R$ 346 mil) e a Ranger Limited (R$ 342 mil)
A BYD Shark é equipada com um motor 1.5 turbo a gasolina, que sozinho entrega 183 cv e 26,5 kgfm, e que é combinado com dois motores elétricos. A mecânica que torna a Shark tão singular tem dois lados. É rápida a ponto de chegar aos 100 km/h em 5,8 s, mas, segundo teste feito pela Revista Quatro Rodas, a caminhonete só consegue ser econômica enquanto a bateria de 29,6 kWh está carregada, priorizando o uso dos motores elétricos.