FIGURAÇA DA SEMANA
A seletiva visão moral de Pedro Paulo Canedo
O oftalmologista Pedro Paulo Canedo gosta de política. Não tanto quanto o pai, que abdicou parte da carreira e viveu o desafio das urnas. Mas, além de comandar o MDB, Pedro Paulo também gosta de exercer o lado “formador de opinião”. Foi o que o levou à postagem em que critica e insinua alguma situação “escusa” na relação de Ronaldo Caiado e Roberto Naves. Canedo ficou mordido porque o primeiro convidou o segundo sem que terceiros fossem chamados. No caso, quem ficou de fora foi o atual prefeito.
É no mínimo curioso o modus operandi do Radar Moral de Pedro Paulo, que viu tanto problema na viagem às Índias, mas deixou passar quando Walter Vosgrau, colega médico e de MDB, armou para nomear a própria mulher de assessora.
Mesmo com a repercussão nacional e a anulação do ato num clima de “foi mal pelo vacilo”, não houve uma linha sequer escrita. Sem insinuação de conluio, indignação.
Que ironia, mas talvez a Visão Moral do dirigente precise de óculos.
Dos grossos.
ALIÁS…
O Anápolis Diário entrou em contato com o presidente do MDB Pedro Paulo Canedo para saber qual dúvida ele teria na relação entre Ronaldo Caiado e Roberto Naves, conforme foi anunciado por ele. O médico não retornou às várias ligações.
BAIXA NO JORNALISMO
O jornalista Pedro Hara deixou o site de notícias Portal 6, originado em Anápolis, mas que hoje tem cobertura também em Goiânia. Hara não revelou quais serão seus novos projetos. Boa Sorte!
POSSO OU NÃO?
Fred Godoy questionou o colega Suender Silva sobre ele ter assumido a Comissão de Saúde da Câmara, uma vez que não há atuação de Silva no setor. Suender devolveu a provocação, “e você, ficou com qual?”. Fred respondeu levantando a mão: “estou na Comissão da Pessoa Com Deficiência. E aí, tenho relação?”
Godoy é PCD.
SE FUI, NÃO LEMBRO
Em entrevista, Kim Abrahão (foto) não poupou críticas à gestão Roberto Naves, sem dar a mínima atenção ao fato dele ter passado boa parte dos últimos anos ocupando espaços políticos naquela gestão, como a Secretaria de Esportes e uma direção na Secretaria de Indústria e Comércio, onde, agora, é titular. Ao chegar na pasta, sentenciou: tudo está completamente errado.
PROJETO TAMAR
Fred Caixeta ironizou a falta de manutenção na iluminação pública em Anápolis. “Prefeito deve ter aderido ao projeto Tamar, mesmo Anápolis não tendo mar”, discursou. No Projeto Tamar, que trata da preservação de tartarugas, as luzes são apagadas para o desenvolvimento e reprodução dos animais.
CAMPANHA
Domingos Paula lançou a campanha “Volta, Doutor Zé Fernandes” na qual pede que o vice-presidente da Câmara retorne a atuar no concurso ao qual foi aprovado, como médico legista do IML. Hoje, ele está cedido ao gabinete do vice-governador, com dispensa de frequência.
MÃO CHEIA
Depois de uma agenda movimentada de esquerda, Márcio Corrêa emplaca a primeira visita de Wilder Morais em Anápolis. O senador entrego maquinário da Codevasf.
VEM AÍ
Márcio Corrêa, aliás, deve começar em breve a lançar os projetos para atender as promessas de campanha. Deve, para isto, usar os R$ 50 milhões que conseguiu já na primeira semana após a eleição. Á época, Corrêa comemorou o feito e ainda provocou: “disseram que eu não ia dar conta”.
OUTROS TEMPOS 1
Já foi o tempo de prestígio da Acia e da CDL. Desde o começo de janeiro, as conversas sobre a revitalização do centro de Anápolis vêm acontecendo sem que nenhum representante destas outrora importantes entidades fossem ouvidas ou mesmo reagissem às mudanças.
OUTROS TEMPOS 2
Não foi por falta oportunidade: o Anápolis Diário pediu uma entrevista e posicionamento sobre o tema para o presidente da CDL. Há mais de um mês a agenda está em aberto. Enquanto isto, o AD já ouviu vereadores, deputados federais, estaduais e senadores. Talvez isto explique a relevância de hoje da entidade.
SEMÁFORO DO AD
VERDE
Para Divino Santa Cruz (PSD), que conquistou a juventude universitária ao discursar pedindo a volta do GraduAção, suspenso pelo prefeito. Mesmo sendo da base, o parlamentar mostra que tem personalidade e pauta própria. Brilha muito no Corinthians.
AMARELO
Para o SindAnápolis que, mesmo com Jean Carlos e Marcos Carvalho, dois vereadores ligados à causa dos servidores dentro do núcleo duro da gestão municipal, ainda não conseguiu desenrolar o reajuste salarial, como fizeram os professores através do Sinpma.
VERMELHO
Para a base de apoio ao prefeito na Câmara, que ficou só observando o embate da oposição monopolizando o debate com o líder Jean Carlos e não se pronunciou. A semana passou sem que os parlamentares repercutissem a agenda positiva de Márcio Corrêa. Márcio passou batido.
01 PERGUNTA PARA
JAKSON CHARLES:
O Secretário Pedro Sales informa que há um impasse entre o documento da Infraero e a fala do presidente da companhia. O senhor tem intermediado esta questão junto com o Senador Jorge Kajuru. O que está acontecendo?
Tomei conhecimento desta informação pelo Anápolis Diário, busquei informação com o diretor comercial da Infraero, Tiago Faierstein, que me assegurou que não há mudança na outorga e muito menos cancelamento dos investimentos. O que ocorre é que há um passivo ambiental imenso na pista de cargas que a Infraero espera que o Governo de Goiás resolva. Não existem dois aeroportos, mas um só, com duas pistas. Este movimento político acontece porque os concessionários não querem pagar as taxas reivindicadas. Enquanto isto, a Infraero vai seguir seu plano, investindo na pista antiga, até que o Governo de Goiás resolva a demanda.