O Governo de Goiás está aguardando uma resposta definitiva da Infraero sobre o Aeroporto de Cargas de Anápolis. Em entrevista exclusiva ao Anápolis Diário (AD), o Secretário de Estado de Infraestrutura de Goiás, Pedro Sales, esclarece a situação do modal anapolino, envolvida num impasse entre um documento enviado e um vídeo do presidente da estatal brasileira.
“Houve o entendimento de que seria muito vantajoso para Anápolis e para Goiás outorgar a administração do Aeroporto de Cargas para a Infraero, desde que houvesse, claro, capacidade para investir e recuperar a condição plena de funcionamento”, relembra Sales.
No entanto, explica, após o entendimento das partes, o Governo de Goiás recebeu uma portaria da Infraero sinalizando que a empresa estatal assumiria somente o aeroporto civil e não o Aeroporto de Cargas. Segundo o documento, havia uma série de problemas ambientais do projeto original que inviabilizaria a outorga.
“Trataram como ‘novidade’ o dano ambiental sendo que antes da definição da outorga, já se tinha conhecimento técnico prévio da área e do aeroporto”, provoca.
Pedro Sales solicitou de forma oficial a “imediata retificação desta portaria, tendo em vista que todo o diálogo girou em torno justamente do Aeroporto de Cargas”. A devolutiva que Goiás recebeu é que a decisão seria mantida, e que a Infraero não pretendia investir no local.
“Acontece que hoje, a empresa segue cobrança tarifas pesadas a quem atua lá sem qualquer compromisso ou interesse de investimentos”, informa. Desta forma, Pedro Sales explica que buscou a orientação do governador Ronaldo Caiado (União), que determinou como prioridade a realização de investimentos na cidade por parte da Infraero.
“O Governo de Goiás não fez esta entrega como presente, mas sim, como uma forma de entregar a área a quem tem condições de fazer os investimentos. Portanto, foi uma condição da outorga”, completa.
“Mas a partir do momento em que não vão fazer investimentos, então não tem porque eles ficarem lá impondo graves taxações sem nenhum retorno. Em face disto, fui até o local e conversei com as empresas para tratar da dissolução do trato que não evoluiu”, diz.
Foi neste espaço de tempo, explica o secretário, que o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, gravou um vídeo para Anápolis garantindo o interesse da Infraero no Aeroporto de Cargas e seus investimentos.
Assista ao vídeo clicando no link: https://www.instagram.com/p/DFn4eKHR3TE/
“Sendo assim, novamente enviamos um ofício perguntando qual das versões devemos seguir, se o que está na Portaria da Infraero, ou se no vídeo do presidente da empresa. A partir daí é que daremos os próximos passos”, condiciona.
Sales ainda cita a fala do deputado federal Rubens Otoni que, nesta semana em visita à Câmara Municipal, afirmou que não há interesse do Governo de Goiás em receber de volta o moral aéreo e que o acordo está valendo.
“Só queremos saber qual é a versão correta, se a do vídeo ou a do documento”, conclui Sales, que ainda espera receber qual a dotação financeira para eventuais investimentos e qual projeto será executado.